sábado, 11 de julho de 2015

Filme o Grande Desafio.



Um filme para assistir, refletir e debater.

Título original: The Great Debaters
Título no Brasil: O Grande Desafio
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Roteiro: Robert Eisele, baseado na história de Robert Eisele e Jeffrey Porro
Produção: Todd Black, Kate Forte, Joe Roth e Oprah Winfrey
Ano: 2007
Classificação: 14 anos

Com roteiro de Robert Eisele, foi baseado na história real de Melvin B. Tolson (Denzel Washington), professor de uma pequena universidade voltada para negros no Texas no ano de 1935. O personagem de Denzel Washington é um professor que vive no Texas na década de 1930 e monta um grupo de debate com seus alunos universitários. Tolson conseguiu formar um time de debate, e, com muito esforço e enfrentando o racismo, os alunos foram capazes de superar os garotos da renomada Havard em uma competição nacional.

A trama traz a jornada do professor Melvin Tolson que, usa de métodos pouco convencionais, sua visão política e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College, do Texas, a participar de um campeonato de debates na Universidade de Harvard.
Incentivados pelo tutor, um grupo de alunos formou uma equipe praticamente imbatível de debatedores entre os anos 20 e 30, que ganhava todos os concursos em que era inscrita – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca.
A competição, coloca duas equipes de estudantes frente à frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.



Opinião

É um filme que trata sobre o preconceito racial de uma maneira interessante por mostrar que muitos negros, apesar de toda a dificuldade e resistência por parte da sociedade destacavam-se academicamente por seus esforços.
O filme retrata um grupo que não se fazia de vítima diante de tantas atrocidades cometidas, ao contrário, com educação e conhecimento somavam esforços para mostrar a todos a gravidade das injustiças cometidas com aquelas pessoas negras, que não podiam entrar no ônibus dos brancos, e que eram queimadas por se mostrarem contrários  a atitudes assim.
Prende nossa atenção por ser baseado em fatos reais e por mostrar a perseverança de um professor que fazia de seus alunos homens e mulheres, não apenas alunos. Os fazia pensar e desafiava constantemente preparando-os para a universidade e para a sociedade.
O filme agrada por ser simplesmente uma espécie de relato da vida do professor e de seus alunos, por mostrar de uma maneira sincera e simples que é possível, sim, ir além. 
Mostra a humilhação, separação, mas também a luta de um grupo que acreditava que poderia ser diferente. 
Recomendo.





terça-feira, 12 de maio de 2015

Conhecendo e Combatendo a Dengue.


Vídeo de apresentação do desenvolvimento do mosquito da Aedes Aegypti e como é transmitida a Dengue. Produzido pela Fiocruz.


Apresentação: Projeto de Prevenção Também se ensina.


Fonte : Blog prof Ademir Sociencias.

https://sociencias.wordpress.com/category/projeto-de-combate-a-dengue/


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Revolução Cubana



 A ilha de Cuba era uma grande produtora de açúcar e tabaco, como as demais colônias praticava o monopólio exclusivo comercial, ou seja os comerciantes só podiam vender seus produtos para os comerciantes espanhóis. Entre 1701 e 1713 a metrópole estava tumultuada por causa de uma guerra de secessão real, que resultou na coroação de um francês, Felipe V, como rei da Espanha – esse fato diminuiu a vigilância em relação a colônia e os cubanos aproveitando da situação começaram a vender seus produtos para comerciantes de outras nações.
A partir de 1717, porém, após a normalização política do reino, a coroa reafirmou o exclusivo comercial sobre os produtos cubanos. O fato gerou uma onda de protestos. O motivo dos mesmos  eram os abusos cometidos pelos comerciantes metropolitanos; atrasavam os pagamentos, pagavam menos que o valor devido e ameaçavam deixar de fazer comércio com os produtores que reclamassem.
Após vários protestos os cubanos conseguiram a sua independência em 1898, liderada por colonos que uniu diversos segmentos da sociedade, como camponeses, sindicalistas,  e pessoas do campo em geral. O país conseguiu sua independência em relação a Espanha, no entanto deixou de ser uma colônia espanhola e passou a ficar sob o domínio dos Estados Unidos da América, que criou uma série de medidas para controlar a vida na ilha de Cuba, uma dessas medidas foi a criação Emenda Platt, que definia as regras a serem seguidas e dava ao país norte americano poderes de controle sobre Cuba. Investidores e empresas norte-americanas ampliaram seus negócios no país, sobretudo com o açúcar e o tabaco.
Cada vez mais dependente do mercado internacional, a sociedade cubana enfrentava crises e vivia em situações precárias. Em situação miserável a população revoltava-se cada vez mais. Diante de tal situação um grupo de jovens rebelou se contra o governo, liderados por Fidel Castro, com o apoio do seu irmão Raul Castro e o argentino Ernesto Che Guevara.
Após diversas batalhas o grupo obteve o apoio da população, principalmente dos camponeses e dos trabalhadores urbanos. Em 1º de janeiro de 1959 o grupo tomou o poder e foram tomadas rápidas medidas para controlar os problemas sociais, como e reforma agrária e a nacionalização da s empresas estrangeiras. 

 Link para o Filme Diário de Motocicleta.


Fonte:
http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-diarios-de-motocicleta-dublado-online.html