terça-feira, 26 de agosto de 2014

Revolução Cubana


Link para o Filme Diário de Motocicleta.

http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-diarios-de-motocicleta-dublado-online.html



Fonte:
http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-diarios-de-motocicleta-dublado-online.html


                                Revolução Cubana.
A ilha de Cuba era uma grande produtora de açúcar e tabaco, como as demais colônias praticava o monopólio exclusivo comercial, ou seja os comerciantes só podiam vender seus produtos para os comerciantes espanhóis. Entre 1701 e 1713 a metrópole estava tumultuada por causa de uma guerra de secessão real, que resultou na coroação de um francês, Felipe V, como rei da Espanha – esse fato diminuiu a vigilância em relação a colônia e os cubanos aproveitando da situação começaram a vender seus produtos para comerciantes de outras nações.
A partir de 1717, porém, após a normalização política do reino, a coroa reafirmou o exclusivo comercial sobre os produtos cubanos. O fato gerou uma onda de protestos. O motivo dos mesmos  eram os abusos cometidos pelos comerciantes metropolitanos; atrasavam os pagamentos, pagavam menos que o valor devido e ameaçavam deixar de fazer comércio com os produtores que reclamassem.
Após vários protestos os cubanos conseguiram a sua independência em 1898, liderada por colonos que uniu diversos segmentos da sociedade, como camponeses, sindicalistas,  e pessoas do campo em geral. O país conseguiu sua independência em relação a Espanha, no entanto deixou de ser uma colônia espanhola e passou a ficar sob o domínio dos Estados Unidos da América, que criou uma série de medidas para controlar a vida na ilha de Cuba, uma dessas medidas foi a criação Emenda Platt, que definia as regras a serem seguidas e dava ao país norte americano poderes de controle sobre Cuba. Investidores e empresas norte-americanas ampliaram seus negócios no país, sobretudo com o açúcar e o tabaco.
Cada vez mais dependente do mercado internacional, a sociedade cubana enfrentava crises e vivia em situações precárias. Em situação miserável a população revoltava-se cada vez mais. Diante de tal situação um grupo de jovens rebelou se contra o governo, liderados por Fidel Castro, com o apoio do seu irmão Raul Castro e o argentino Ernesto Che Guevara.
Após diversas batalhas o grupo obteve o apoio da população, principalmente dos camponeses e dos trabalhadores urbanos. Em 1º de janeiro de 1959 o grupo tomou o poder e foram tomadas rápidas medidas para controlar os problemas sociais, como e reforma agrária e a nacionalização da s empresas estrangeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário