A Revista Exame fez uma excelente reportagem sobre as mudanças na cidade de São Pulo.
Copiamos na íntegra a reportagem com as fotos.
Vale ressaltar que o texto foi copiado na íntegra, inclusive com dados e data da postagem no site da revista.
Copiamos na íntegra a reportagem com as fotos.
Vale ressaltar que o texto foi copiado na íntegra, inclusive com dados e data da postagem no site da revista.
SP 462 anos: como a cara da cidade mudou ao longo do tempo
Uma seleção de imagens que mostra as mudanças que ocorreram ao longo dos anos na capital paulista
Por Valéria Bretas
access_timePublicado em 25 jan 2016, 05h00
- 1. São Paulo comemora seu 462º aniversárioSão Paulo — Nesta segunda-feira (25), a cidade de São Paulo comemora 462 anos. Para celebrar o aniversário da terra da garoa, reunimos fotos históricas da capital quatrocentona para mostrar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Navegue pelas imagens e veja o antes e depois da cidade de São Paulo.
- 2. Avenida Paulista, 1902Reconhecida como umdos principais endereços da cidade, a Avenida Paulista (criada no século XIX) recebe mais de 1,5 milhão de pessoas todos os dias. Além disso, também é considerada como o principal centro financeiro da capital pelo grande número de empresas, bancos, hospitais e hotéis instalados por toda a sua extensão. A "Paulista" também abriga um dos principais pontos turísticos da cidade: o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
- 3. Avenida Paulista, 2015
- 4. Viaduto do Chá, 1940O famoso (e primeiro) viaduto da cidade de São Paulo foi inaugurado em novembro de 1892. Localizado na região central da capital paulista, o Viaduto do Chá ganhou esse nome por conta do "Morro do Chá", chácara de um político brasileiro. E uma curiosidade: na época, quem quisesse realizar a travessia pela via precisava pagar um pedágio de três vinténs.
- 5. Viaduto do Chá, 2015
- 6. Rio Tietê, em 1926O rio, que atravessa praticamente todo o estado de São Paulo, é um velho conhecido da cidade — infelizmente, pelas água poluídas. Na década de 20, o cenário era completamente diferente: os moradores da capital frequentavam o local para mergulhar aos finais de semana.
- 7. Rio Tietê, em 2015
- 8. Avenida Liberdade, 1930A avenida, situada no bairro homônimo, é uma das mais movimentadas da capital paulista e é palco de manifestações artísticas da cultura japonesa. Em seu entorno, é possível encontrar linhas do metrô, praças, lojinhas, restaurantes e bares.
- 9. Avenida Liberdade, 2015
- 10. Vale do Anhangabaú, 1938O local, também caracterizado como praça, é um ponto de referência na cidade. Cartão postal de São Paulo, o vale abriga os famosos edifícios do Banespa, Martinelli e a sede da Prefeitura.
- 11. Vale do Anhangabaú, 2015
- 12. Praça da Sé, 1916O espaço público, localizado no bairro da Sé, foi construído no século XX. Nele, está o marco zero da cidade (um monumento em forma de prisma hexagonal revestido todo em mármore) - também considerado como o coração de São Paulo. Contudo, a paisagem como e conhecida hoje, é fruto de uma reforma realizada no ano de 2006, quando esculturas e intervenções artísticas passaram a fazer parte do ambiente.
- 13. Praça da Sé, 2015
- 14. Rua 25 de Março, 1899O logradouro é conhecido como o maior centro comercial de toda a América Latina. Isso, pois em sua extensão há um grande centro de compras e varejistas.A rua é, também, reconhecida pelo grande volume de camelôs que cercam o espaço para vender produtos nacionais e importados.
- 15. Rua 25 de Março, 2015
- 16. Rua Augusta, 1936Quando o assunto é lazer, a Rua Augusta é ponto de referência na cidade. Em toda a sua extensão, a rua carrega uma série de bares, baladas e casas de espetáculos. Muitos referem-se ao logradouro como um shopping ao céu aberto.
- 17. Rua Augusta, 2015
- 18. Viu essas?
- Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/sp-462-anos-como-a-cara-da-cidade-mudou-ao-longo-do-tempo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário